De Koninck.JPG

ROTA CERVEJEIRA

02 a 11 DE SETEMBRO 2021 - BÉLGICA

10 Dias/9 Noites

Roteiro exclusivo para amantes da cerveja belga desenvolvido pela @bembelga com a presença e participação dos ilustres mestres: Gustavo de Lira @catalogocervejeiro, Daiane Colla @daianecolla e Sven Dekleermaeker @Sven Dekleermaeker.

 

A rota mais esperada para os amantes daquela gelada acontece em Setembro de 2021.

Reserve já a sua taça! 

 

A Bélgica é um dos países que respira o que chamamos de Cultura Cervejeira, uma tradição que remonta séculos de história, no fabrico e consumo da bebida. Famosa por colecionar títulos de “Melhores do Mundo”, seja pelos rótulos exuberantes em características sensoriais, ou até mesmo pelo cultivo de matérias primas de altíssima qualidade, a Cerveja Belga foi declarada pela Unesco, em 2016, como Patrimônio Imaterial da Humanidade. 

 

Algumas das cervejas produzidas pelos belgas são icônicas, não só por sua história e tradição, mas pelas características marcantes e cheias de personalidade impressas nas bebidas, sendo dificilmente reproduzidas em outros países. 

 

Uma das cervejas, ou família de cervejas, símbolos da Bélgica, são as Lambics. Podemos afirmar que esta família de cervejas (categorizada no grupo das European Sour Ale pelo BJCP) é a mais antiga do mundo. 

A proposta da “Rota Cervejeira” da Bem Belga é vivenciar uma imersão na cultura cervejeira da Bélgica, em passeios nas principais cervejarias produtoras de cervejas dos estilos Lambic, Gueuze, Fruit Lambic, Oud Bruin, Flanders Red Ale e trapistas. São cervejas de alta complexidade organoléptica e com muito terroir local, um verdadeiro patrimônio vivo.

Para um melhor entendimento dos variados processos produtivos, optamos pela visita em cervejarias e em blenders. Ou seja, o participante terá a oportunidade de vivenciar tanto o processo em escala fabril, quanto em pequenas produções.

Um exemplo também são produtores que não possuem uma estrutura fabril, mas compram o mosto cervejeiro de alguma fábrica e fazem seus blends e envelhecimentos específicos, para posteriormente comercializarem suas cervejas.

A cerveja figura entre as principais atrações da Bélgica, e não à toa, a quantidade de bares no país é gigante. Aqui veremos alguns dos principais, ou mais conhecidos pelos brasileiros, que visitam o país em busca do pão líquido.

SERVIÇOS INCLUSOS

 

  • Seguro Viagem.

  • Traslado aero-hotel-aero. Todos os traslados necessários para as visitações. (ônibus/trem/metro).

  • Acomodação: Hotel 3 Estrelas em Quarto Duplo.

  • Café da Manhã Incluso na Hospedagem.

  • 9 refeições.

  • Assistência Especializada 24h em PORTUGUÊS.

  • Visitações e city tours em PORTUGUÊS.

  • Material Personalizado: Guia Sobre os Destinos, Caderno de Anotações.

  • Tickets e Entradas em Todas as Atrações Visitadas.

  • Visitas em Cervejarias, Pubs e fazenda de lúpulos.

  • Degustações.

  • Certificado de Participação.

 

SERVIÇOS NÃO INCLUSOS

Alguns itens não estão inclusos no preço da viagem devido seu caráter de escolha individual:

 

  • Alimentação.

  • Souvenir.

  • Cervejas Extras.

  • Despesas Pessoais.

  • Consumação nos Hotéis.

  • Demais Custos não Descritos no Roteiro.

Gustavo de Lira é Pernambucano, Biólogo de formação e um alucinado por tudo que compõe o universo cervejeiro.

Possui certificação de Beer Sommelier e Cicerone® Certified Beer Server, além de outros certificados em Análise Sensorial e Gestão Comercial para Cervejarias.

Atua no fomento da cultura cervejeira em Recife, através do Departamento Comercial da Navegante Cervejaria, promovendo degustações, treinamentos de brigadas, além de ministrar cursos e workshops. Participa também como Beer Sommelier

e Curador da Rota Cervejeira, beer tour que promove intercâmbio cervejeiro para brasileiros, na Bélgica. E compartilha

experiências sobre este universo nas redes sociais, através do Instagram @catalogocervejeiro.

Daiane Colla é jornalista, Sommelière de Cervejas especialista em Estilos, Avaliação de Cervejas e Harmonização pelo Siebel Institute of Technology de Chicago, Estados Unidos e BJCP Certified Beer Judge. Possui experiência de mais de três anos em organização de cursos, concursos e festivais de cerveja. Atua como sommelière em consultorias, palestras, cursos e eventos de degustação e harmonização. É embaixadora do Brussels Beer Challenge para o Brasil e juíza internacional de cervejas. Ama comer e beber bem, não abre mão da cerveja, do vinho e da cachaça e adora um bom charuto.

SVEN DEKLEERMAEKER, mestre cervejeiro do grupo DUVEL MOORTGAT

 e cavaleiro da Ordem dos Cervejeiros Belgas há 15 anos.